Televendas: (41) 3033-4165
Todos os
departamentos

Produtos encontrados: 79 Resultado da Pesquisa por: em 11 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 79 Resultado da Pesquisa por: em 11 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Cassete


O cassete é um sistema de engrenagens traseiras fixas, criadas no ano de 1978, com o objetivo de substituir as tradicionais catracas, ou também conhecidas como Roda Livres, ou seja, o conjunto de engrenagens que possibilita a troca de marchas nas bicicletas. A principal diferença entre os dois sistemas, é que no caso do cassete, toda parte do mecanismo, onde ficam os chamados “martelinhos” estão no cubo traseiro da bicicleta, mais precisamente em uma peça chamada de Freehub. Já as Rodas Livres, ou Catracas, tem todos os mecanismos agrupados na mesma peça. Atualmente, as catracas são encontradas somente nos modelos de bicicletas mais básicas. Conheça mais sobre o cassete e encontre seu modelo ideal na KF Bikes.

Cassete: principais características


Entre as principais características do cassete é possível destacar que esta tecnologia é mais resistente, duradoura e especialmente mais precisa que as catracas, além é lógico de serem mais facilmente removidas do cubo da bicicleta. Isso porque, as catracas são rosqueadas diretamente no cubo em sentido horário, ficando muito apertadas com o passar do tempo, o que acaba dificultando não apenas a remoção, mas comprometia todo o processo de manutenção, exigindo mais trocas em menos tempo. Fora isso não seria possível a fabricação de uma Roda Livre com mais de 8 velocidades, o que hoje em dia já seria coisa do passado.

Outra característica do cassete é sua fácil manutenção, possibilitando economia, leveza e mais desempenho para as bikes.

Tipos de cassete


Existem diferentes tipos de cassetes no mercado de bicicletas, e suas variações estão relacionadas, especialmente, de acordo com o peso, a quantidade de dentes em cada engrenagem e da quantidade de engrenagens em cada cassete. Para as bikes destinadas à prática de MTB, o cassete apresenta características focadas em subidas, descidas ou pistas mistas, desta forma os mais utilizados são os que tem a maior variação de dentes entre o menor e o maior pinhão e os materiais combinam aço, alumínio, e até titânio, individuais ou em duplas, com os tradicionais rebaixos para facilitar o engate das marchas.

Em bikes com coroas triplas, os cassetes 11-36, 11-34 e até 11-32 são bastante comuns. Já nas coroas únicas, é possível encontrar cassetes com pinhões que vão do 10 ao 50 dentes.

Como trocar o cassete da bike


Diferentemente das catracas, o processo para troca de cassete é mais simples. Em primeiro lugar, é interessante deixar a corrente na coroa e no pinhão menores para, assim, facilitar a remoção da roda. Em seguida, e no caso dos freios V-Brake, abra o freio traseiro, solte a blocagem e retire a roda do quadro.

Em um segundo passo, use a chave de corrente, mais conhecida como “chicote” para manter o cassete fixo e não deixá-lo girar na hora de desrosquear. Depois, encaixe a chave certa para retirar o cassete e o solte. Após a limpeza ou troca, encaixe os módulos do cassete no freehub do cubo traseiro começando pelos pinhões maiores, sem esquecer de colocar adequadamente os espaçadores entre eles, quando necessário. Na sequência, encaixe e aperte a tampa de trava do cassete com força, sempre seguindo as orientações do fabricante, pois é uma peça que requer o torque preciso.

Por último, recoloque a roda na bike. Instale a blocagem e posicione a corrente no pinhão menor; empurre a haste do câmbio para baixo para facilitar o encaixe. Verifique o encaixe no eixo para se certificar de que a roda foi posicionada corretamente. Depois, basta apertar a blocagem e fechar o freio traseiro.

Cassete é na KF Bikes


Agora que você já conhece um pouco mais sobre o cassete, escolha o seu modelo ideal na KF Bikes. Opte por sua marca favorita, por velocidade ou relação de dentes, e aproveite as ótimas condições de pagamento que separamos para você!

Ops! Não encontramtos nenhum resultado para sua busca

Tente uma nova busca

  • Verifique se digitou corretamente
  • Tente buscar por apenas uma ou duas palavras
  • Procure usar o termo genérico

Entre em contato com nossa central de atendimento

Caso não consiga encontrar o que deseja entre em contato com a nossa central de atendimento e diga o que deseja. Central de Atendimento